Selecionamos nesta postagem importantes dicas e sugestões de Dicas para fazer um plano de aula eficiente com roteiro passo a passo, além de modelos prontos para imprimir.
O planejamento escolar é uma tarefa do educador que compreende tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação diante dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Através do planejamento é que o professor programa as ações de suas aulas, sendo este também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação (LIBÂNEO, 2013).
O Planejamento no ambiente escolar deve ser considerado como atividade que supõe o conhecimento da dinâmica interna do processo de ensino e aprendizagem e das condições que determinam sua efetivação. Nesse sentido, o planejamento do ensino constitui-se basicamente a partir da ação do professor em definir os objetivos a serem alcançados, desde seu programa de trabalho até eventuais e necessárias mudanças de rumo, no qual cabe ao professor diagnosticar o objetivo a ser alcançado, as estratégias de ensino e de avaliação e, agir de forma a obter um retorno de seus alunos no sentido de redirecionar sua matéria.
Mas como fazer um plano de aula eficiente e eficaz? Confira:
O que é um planejamento de ensino?
Compreende um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos ordenados de modo a possibilitar interagir com a realidade, programar as estratégias e ações necessárias, e tudo o mais que seja delas decorrente, no sentido de tornar possível alcançar os objetivos e metas desejados e nele preestabelecidos.
- É um processo que exige organização, sistematização, previsão, decisão.
- É um ato político-pedagógico porque revela intenções e intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.
Etapas do Planejamento de Ensino
- A PREPARAÇÃO consiste em se formular objetivos claros e a previsão de todos os passos necessários para alcançá-los;
- O ACOMPANHAMENTO visa a forma de atuação do professor e o aprendizado do aluno;
- O APRIMORAMENTO busca a avaliação do alcance dos objetivos traçados.
Confira alguns planos de aulas prontos sobre diversos assuntos e disciplinas (clicando aqui).
Dicas para fazer um plano de aula

O plano de aula é um instrumento de trabalho que específica os comportamentos esperados do aluno, os conteúdos, os recursos didáticos e os procedimentos que serão utilizados para sua realização. Ele busca sistematizar todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que professor e aluno interagem, numa dinâmica de ensino-aprendizagem.
Confira a seguir algumas dicas e sugestões de Dicas para fazer um plano de aula:
Ementa:
- Resumo dos conteúdos que irão ser trabalhados;
Objetivos:
- Formação de habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos: habilidades cognitivas, sociais, atitudinais etc.
Conteúdos:
- Saber sistematizado, hábitos, atitudes, valores e convicções;
Metodologia:
- É o estudo dos métodos, ou seja, é a forma que se irá desenvolver as ações;
Recursos:
- Instrumentos utilizados para a realização das ações.
Avaliação:
- Deverá considerar o avanço que aquele aluno obteve durante o curso.
Dicas para fazer um plano de aula
Para ter acesso completo a postagem “Dicas para fazer um plano de aula” acesse a postagem original: Como fazer um plano de aula